Sinistro

Você tem dúvidas sobre seguros ou sobre como proceder em caso de sinistros? A Arakaki Seguros te orienta.


Após a contratação de seguro.


Fique atento! Após a emissão da apólice, qualquer mudança que possa afetar o perfil segurado deve ser informada ao Corretor.
Entre elas: mudança de endereço, inclusão de condutores entre 18 a 24 anos, mudança de principal condutor, alteração de propriedade do veículo), inclusão ou exclusão de anti-furto, alterações efetuadas nas características do veículo (ex.: rebaixamento e alteração de combustível) ou troca do mesmo, mudança de local de trabalho e na utilização do veículo. Não informar as alterações pode lhe proporcionar grandes aborrecimentos, inclusive perda de cobertura.

Sobre como proceder em caso de sinistros? A Arakaki Seguros te orienta.


Segurado, você se envolveu em acidente?


Em primeiro lugar, FIQUE TRANQUILO! Lembre-se de que se você está segurado e terá apoio e proteção nesses momentos difíceis.


Segurado, você se envolveu em acidente?


Ao contratar um seguro de automóvel, você receberá uma apólice e um cartão que deve ser sempre mantido JUNTO COM OS DOCUMENTOS DO SEU VEÍCULO!


Em caso de colisão:


• Caso haja vítima, chame imediatamente o socorro;
• Anote para onde o socorro encaminhará a vítima;
• Encontre o melhor local para sinalizar e faça isso logo (assim você evita novos acidentes);
• Procure estar sempre próximo ao veículo acidentado. Se não puder, tente manter alguém de sua confiança próximo ao veículo;
• Anote ou peça a alguém para anotar o dia, a hora e o local (rua, número, ponto de referência) onde ocorreu o acidente. É muito importante anotar nome do(s) motorista(s) e dos demais envolvidos. Também é importante anotar como aconteceu a colisão; Se possível fotografar local e o veiculo.
• Faça o B.O. (Boletim de Ocorrência) com a autoridade policial local. Para isso, é necessário ter informações dos terceiros envolvidos(nome do motorista, telefone, placa, marca e modelo do veículo, CPF);
• Para o B.O. ou em outros casos, verifique os nomes das testemunhas a seu favor, assim como o endereço e o telefone;
• Pode ser que o Terceiro assuma a culpa do acidente. Nesse caso, peça o nome da Seguradora, nome do responsável pelo seguro e o telefone para contato. Atenção: quando a seguradora do terceiro é acionada em virtude da responsabilidade de um de seus segurados, você deverá agir conforme exigências daquela Seguradora. A reparação do seu veículo, assim como a autorização dos serviços ficarão a cargo dessa Seguradora;
• A todo o momento, evite discutir, brigar, criticar ou provocar. Tenha sempre em mente que você possui um seguro. Pode ser que o Terceiro seja o culpado mas não queira assumir a culpa. Nesse caso, mantenha a calma. Aja conforme as orientações acima e, caso necessite, ligue para a Central 24HS pedindo o auxílio ou a retirada do seu veículo do local do acidente;
• Importante: eventualmente poderá ocorrer a tentativa de um terceiro querer pagar a sua franquia (nesse caso você assumiria a culpa). Nunca aceite por se tratar de falsa declaração. Se comprovada, poderá trazer consequências sérias para ambos;
• O veículo poderá ser levado para uma das Oficinas Referenciadas de sua Seguradora, na qual receberá a garantia do conserto, ou uma outra de sua livre escolha;
Importante: NUNCA faça o reparo ou o conserto do veículo sem a autorização prévia da Seguradora. Ao fazê-lo, você poderá perder o direito de receber o seguro.
Em caso de duvidas entre em contato com a Corretora.


Em caso de roubo ou furto


• Não deixe para depois: anote imediatamente o local, a hora e a data;
• Ligue para a polícia militar ou civil e denuncie o ROUBO ou o FURTO. Lembre-se: o telefone da Polícia Militar em todo o Brasil é 190;
• Imediatamente procure a delegacia mais próxima e registre a ocorrência fazendo um B.O. (Boletim de Ocorrência). O B.O. deve registrar, também, os documentos pessoais e do veículo (caso tenham sido roubados). Isso é muito importante para a sua segurança;
• Prepare cópia dos seguintes documentos para apresentá-los à Cia. Seguradora, caso seja solicitado: Documento Único de Trânsito (DUT), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista, Carteira de Identidade (RG) e do CPF do Segurado, Boletim de Ocorrência (B.O.);
• Caso o veículo tenha sido encontrado, tenha o original e a cópia do Termo de Entrega do Veículo.


Confira dicas para minimizar os danos ao dirigir por áreas alagadas


Caso o carro morra, nunca tente dar a partida. Deixe o motor desligado e acione o seguro para levar o veículo até a oficina. Isso reduz a chance de ocorrer o calço hidráulico. Se a água atingir níveis preocupantes dentro do carro, desligue o motor e desconecte a bateria. Acione o seguro e solicite um guincho para levar o veículo a um local seguro e efetuar as providências necessárias.


Ao agir de forma prudente, você evitará transtornos. Busque sempre as orientações de seu corretor no momento da contratação do seguro.